Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

A terceira nação do planeta

Li recentemente um artigo da Visão de Novembro acerca das redes sociais (através do blogue foodfortought ) e que considero ser um bom apanhado do impacto do mundo 2.0. Ainda há quem menospreze a força de uma campanha digital, que considere que preencher meia dúzia de passos e criar uma página de facebook para o cliente/empresa seja o significado de digital.

 

Usando o exemplo do Facebook, Sempre fomos um povo com grande iniciativa para participar nas coisas assim que elas saem. Aderimos porque gostamos de ser interessantes, que nos achem interessantes, mesmo quando estamos muito tristes ou quando vamos dormir. Queremos que nos ouçam, que saibam que existimos, queremos aparecer de alguma forma. Também gostamos de saber que temos muitos amigos, e que estes já não se contam mais pelos dedos da mão e que ' cauda da europa' é um vocábulo que recusamos a admitir nestas coisas de vanguarda. A não ser que surja algum grupo 'contra sócrates' que tenha um título giro.

 

As redes sociais permitem falar directamente com as pessoas, saber quem são, o que fazem, o que sentem, se estão numa relação ou não, se querem uma estátua do Senhor do Adeus no Saldanha, se saem a noite, para onde vão, etc.. temos acesso a informação do cliente/consumidor. Podemos traçar perfis de utilizadores, podemos juntá-los em grupo, podemos incitar comportamentos. Mas precisamos de os perceber e responder in loco, da forma mais eficaz que encontramos, às suas necessidades, sejam elas quais forem. Mas para isso temos de ouvir. Ouvir e só depois falar, caso seja caso disso. E falar directamente ao coração, não à carteira. É o tal 'power to you' que a Vodafone falava.

 

Temos de aceitar a liberdade de pensamentos e a flexibilidade de paixões. Todos podemos passar de bestiais a bestas e a informação corre a velocidade luz..toda a gente corre o risco de ser aclamada ou chacinada em praça pública. E as praças hoje em dia são as plataformas que conhecemos e nas quais passamos 1/3 do nosso tempo.

 

Lá porque a nossa página pessoal de Facebook tem mil amigos e pomos lá posts divertidos e ajudamos à viralidade das coisas não significa que entendamos perfeitamente o potencial destas redes. É mais profundo que isso. Substimar este potencial é recusar o futuro. E é isso que como marca/empresa é interessante explorar. Onde é que os pontos se unem.

 

O Facebook contém 557 milhões de utlizadores e absorve 25% do mercado publicitário americano online  - só em Portugal tem 2.8 milhões. Cauda da Europa? i dont think so.

 

 

 

 

publicado por Cátia Domingues às 12:21
link do post | Aplaudir | favorito
|

.Existentialism


. Who am I?

. Stalking me

. 32 seguidores

.subscrever para vossas casas.

.Agora também sou moderna.

.Bird is the word

.Espectadores

Free Web Counter
Web Counter

.Recent shows

. #SomosTodosDomDinis

. Escala cinza

. Desculpem o Transtorno.

. Nem o Portugal-Islândia m...

. Não é mais um texto de um...

. Isto não é uma crise de r...

. Verão é paixão, é cerveja...

. Eis como o casamento entr...

. Mas isto não é um profess...

. Voltei. Adeus.

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. "Gorda do Dia"

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. Carta da Guerra

. Duas mil pessoas? UPPA, U...

. "Gorda do Dia"

. Não é preciso abortar par...

. "Gorda do Dia"

. Camões, partiste um mês c...

. "Gorda do Dia"

. "Gorda do Dia"

. O que não te perguntaram ...

. PPV, o culto que tem medo...

. "Gorda do Dia"

. Compromissos Comerciais:

.Old shows

. Outubro 2017

. Novembro 2016

. Junho 2016

. Fevereiro 2016

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Abril 2015

. Dezembro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

.My Theme Song

.tags

. todas as tags

.pesquisar

.links

.links