Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2010

Impressões Digitais

Hoje no Briefing apareceu em destaque esta notícia sobre o Facebook em Portugal baseado num estudo da Netsonda. Os resultados são suficientes para concluirmos alguns aspectos importantes sobre o bom ou mau comportamento das marcas e dá-nos uma visão sobre comportamentos dos utilizadores. O nosso comportamento.

 

A verdade é que os facebookianos se interessam pelas páginas das marcas, empresas e produtos, estes representam 37% dos entrevistados sendo que mais de metade destes utilizadores são os que de facto se interessam pelo que a marca lhes quer dizer..querem saber novidades, querem intervir directamente e explorar o sentimento de pertença que têm. E uma das conclusões é que parece que as marcas estão no caminho de um engagment certo e que estão a aproveitar o potencial destes canais.

 

Temos o caso de sucesso do Starbucks que graças a uma brilhante estratégia digital se tornou na marca mais popular do Facebook com 3.6 MILHÕES de fãs, ultrapassando a Coca-Cola. Como? Com uma página oficial, com promoções para fãs, com Engagement Ads, com aplicações especiais desenvolvidades pela marca, com recurso a publicidade para ACTIVAR campanhas puramente online, com multi-plataformas online, com a AJUDA dos fãs, etc..

 

No caso das páginas de grupos, apesar de 72% mostrar interesse, não podemos assumir que seja pelas melhores razões ou ideiais. Inclusivamente porque se chegou a um ponto os os grupos muitas vezes são quase "estados" dos utilizadores..não significa que realmente falem e oiçam o que se passa nesses grupos, pois muitas vezes só lá foram uma vez.

 

 

O estudo também constatou que de facto a maioria de nós está sempre ligada, nem que seja uma vez por dia. E curiosamente é o grupo feminino que mais tempo passa nestas plataformas. Computador ou telemóvel é indiferente, mas a verdade é que já se tornou um ritual diário. Segundo um estudo do IDC European Mobile Phone Tracker, também divulgado hoje, conseguimos saber que a utilização do Facebook em ligação mobile DUPLICOU em 4 meses (Junho a Março). Para ter uma ideia, no terceiro trimestre deste ano foram vendidos 251 MIL smartphones, o que representa uma subida de 82% de vendas deste tipo de aparelhos. E a previsão é que, em 2014, 1 em cada 4 telemóveis seja Smartphone.

Isto comprova a tendência do online..

 

Estes dados e conhecimento destas tendências é fundamental para podermos trabalhar, não só na Web mas em qualquer coisa que façamos, porque são fundamentais para perceber que às vezes até pode nem fazer sentido, nem se justificar, que trabalhemos nestas redes. Mas é informação importante e ressalto a importância de estudos nacionais como este que só nos ajudam a ter uma visão global e real, porque muitas vezes só nos baseamos em meras percepções, do que se passa à nossa volta.

 

..e é aqui que estamos todos e é aqui que o novo jogo da comunicação começa.

 

Entrevista da Alex Wheeler, Director of Digital Strategy da Starbucks (que também é gira) sobre o 'segredo' da marca:

 

 

 

 

 

 

 

 

 



publicado por Cátia Domingues às 13:05
link do post | Aplaudir | favorito
|

.Existentialism

.subscrever para vossas casas.

.Agora também sou moderna.

.Bird is the word

.Espectadores

Free Web Counter
Web Counter

.Recent shows

. Desculpem o Transtorno.

. Nem o Portugal-Islândia m...

. Não é mais um texto de um...

. Isto não é uma crise de r...

. Verão é paixão, é cerveja...

. Eis como o casamento entr...

. Mas isto não é um profess...

. Voltei. Adeus.

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. "Gorda do Dia"

. O que não te perguntaram ...

. O que não te perguntaram ...

. Carta da Guerra

. Duas mil pessoas? UPPA, U...

. "Gorda do Dia"

. Não é preciso abortar par...

. "Gorda do Dia"

. Camões, partiste um mês c...

. "Gorda do Dia"

. "Gorda do Dia"

. O que não te perguntaram ...

. PPV, o culto que tem medo...

. "Gorda do Dia"

. Compromissos Comerciais:

. Compromissos Não-Comercia...

. "Gorda do Dia"

.Old shows

. Novembro 2016

. Junho 2016

. Fevereiro 2016

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Abril 2015

. Dezembro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

.My Theme Song

.tags

. todas as tags

.pesquisar

.links

.links